O planejamento juntamente com a montagem da estrutura sonora são fatores importantes para qualquer sonorização do ambiente em que você queira organizar.

Dependendo do tipo de sonorização do ambiente que você está procurando, é fundamental conhecer algumas dicas para o melhor funcionamento deste serviço.

Com isso, você entenderá melhor como que a sonorização em sua forma técnica acontece, e aprenderá a utilizar todas as suas possíveis ferramentas.

Nesse artigo, separamos seis ótimas dicas para você estruturar qualquer tipo de evento e o seu próprio ambiente sonoro. Então, continue a leitura e conheça mais sobre o assunto.

Seis dicas de sonorização para o seu ambiente: a sonorização do ambiente adequado para qualquer evento

A sonorização é uma forma muito praticada por especialistas de sons e de ambientes acústicos, que usam desta ferramenta para melhorar a qualidade do som em qualquer evento.

Esta ferramenta pode se adequar a vários cantos e estabelecer conforto sonoro para todos os ouvintes do local.

Agora vamos conhecer as seis dicas de sonorização que devem ser levados em conta na hora de qualquer estruturação sonora:

1-Conheça a estrutura para a montagem

Antes de começar o planejamento para a sonorização do ambiente, é importante conhecer a estrutura em que o som será montado.

Dessa forma, é preciso conhecer bem o empreendimento e todas as formas em medidas e profundidade.

2-Potencia tecnológica dos equipamentos e aparelhos

As ferramentas precisam estar bem posicionadas para evitar ruídos e chiados quando o som for propagado.

Com isso, a medição é importante para definir uma boa frequência e evitar interferências sonoras.

Dessa forma, é muito importante o conhecimento no equipamento que será integrado na sonorização, como: caixas, microfones, mesa de som, etc.

É recomendado sempre usar o maior número de caixas acústicas, menos da potência de cada caixa e sempre distribuir uniformemente as mesmas.

3-Atmosfera sonora

Esta uma dica valiosa, pois, o seu ouvido será o melhor guia na hora de escutar o que está acontecendo no ambiente.

A sonorização do ambiente precisa ser confortável, e se você percebe que está faltando alguma coisa na hora da passagem do som então é preciso seguir a próxima dica.

4-Equalização

Com a equalização, você será capaz de nivelar o som e acrescentar várias possibilidades que variam de mais agudo até mais grave em sua distribuição sonora.

5-Instrumentos musicais

E se você vai além da sonorização mais básica para ambientes, como, cinema, rádio e televisão, os instrumentos musicais também precisam de uma atenção maior.

Verifique a potência sonora de cada instrumento utilizado. Equalize os P.A’s e os retornos dos músicos.

6-Verifique o melhor orçamento

E se você está planejando alugar algum som, é preciso pensar no seguinte: veja como é o local do seu ambiente e observe as necessidades sonoras do local.

Nem sempre alugar um som mais caro será a melhor solução para a sonorização, pois, podem existir locais que ficam ótimos com equipamentos mais simples.

Estas são as seis dicas que oferecemos para você que quer aprender mais sobre montagens de estruturas e sonorização.

Que tipos de estruturas mais conhecidas para utilizar a sonorização?

Listamos aqui também, alguns tipos de lugares onde uma sonorização bem estruturada pode tornar o local totalmente adequado para que os espectadores possam ouvir o evento:

  • Eventos e festas de pequeno, médio e grande porte;
  • Escritório;
  • Residências;
  • Lojas;
  • Shoppings;
  • Escolas;
  • Igrejas, etc.

Estes são alguns locais onde a sonorização e suas técnicas podem fazer a diferença no som do ambiente.

Vale lembrar que dentro destes locais, sempre é importante considerar também o número de espectadores e ouvintes.

Com isso, seguindo todas as dicas aqui contidas nesse artigo, seu evento será um grande sucesso!

Nesse artigo, você aprendeu dicas importantíssimas na hora de montar sua estrutura sonora, pois, é essencial um bom planejamento antes de qualquer serviço.

Portanto, a sonorização do ambiente é baseada em vários fatores que quando bem estruturados, podem otimizar o ambiente e proporcionar melhorias na propagação do som.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *